Após o Amém da oração, a comunidade senta-se, mas deve esperar o celebrante dirigir-se à cadeira. A Liturgia da Palavra tem um conteúdo de maior importância, pois é nesta hora que Deus nos fala solenemente.Fala a uma comunidade reunida como "Povo de Deus". A Liturgia da Palavra é composta:
1.-Primeira Leitura: geralmente é tirada do Antigo Testamento, onde se encontra o passado da História da Salvação. O próprio Jesus nos fala, que nele se cumpriu o que foi predito pelos Profetas a respeito do Messias.
2.-Salmo: É uma resposta à mensagem proclamada, para ajudar a Assembléia a rezar e a meditar sobre a Palavra. Pode ser cantado ou recitado.
3.-Segunda Leitura: É sempre tirada das cartas de Pregação dos Apóstolos(Paulo,Thiago,João,etc...).
4.-Canto de Aclamação: Breve comentário convidando e motivando a Assembléia a ouvir o Evangelho. É uma espécie de aplauso para o Senhor, que vai nos falar.
5.-O Evangelho de Jesus: segundo João,Marcos,Mateus e Lucas,conforme o tema do dia.Toda a Assembléia está de pé, numa atitude de expectativa para ouvir a mensagem. Esta Palavra não deve estar dividida com nada, com nenhum barulho e nenhuma distração. É como se Jesus, se colocasse diante de nós para nos falar.A Palavra do Senhor é Luz para nós, Paz para o nosso Espírito e Alegria para o nosso Coração.
6.-Homilia: É a explicação de um texto Bíblico. A Bíblia não é um livro de sabedoria humana, mas de inspiração Divina. Jesus falou para que pregassem o Evangelho a todos os povos. O Sacerdote é este homem de Deus. Na homilia ele atualiza o que foi dito há dois mil anos e nos diz o que Deus está querendo nos dizer hoje. Ele faz a explicação e reflexão do que foi ensinado.É uma hora muito importante da Missa, onde aprendemos grandes lições de vida, onde devemos aplicá-las depois, pois a Palavra de Deus, nos liberta e faz de nós seus apóstolos. As Leituras são escolhidas conforme o Calendário Litúrgico: Tempo Comum, Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Pentecostes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário