Nos dias 1 e 2 de outubro de 2011, foi realizada A Assembléia Arquidiocesana, na ciade de Pelotas.Pela nossa Paróquia Imaculada foram: Pe. Estevão Echer,Amélia G.Justo(Coordenadora Paroquial) e a Secretária Lenir Corrêa. Pela paróquia do Divino: Pe. Hamilton Centeno, Magnun Soria( coord.Catequese) e a Sra. Eda Fernandes(Coord.Dízimo). Esta Assembléia foi coordenada pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral Pe. Guilherme Panatieri, que está de parabéns pelo belíssimo trabalho, tanto em conteúdos, condução e organização do evento.
O objetivo das Diretrizes gerais da Ação evangelizadora da Igreja do Brasil é Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica Opção Preferencial pelos Pobres, para que todos tenham vida( Jo 10,10).
E o objetivo desta Assembléia foi de Avaliar nosso primeiro ano de Plano Arquidiocesano de Pastoral, aprofundando e iluminando nossa caminhada Pastoral à Luz das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e em comunhão com a Igreja do Rio Grande do Sul e Planejar as ações Comuns para o Ano de 2012.Uma avaliação do trabalho Pastoral, tendo presente as prioridades: a-Animação Bíblica da Pastoral, b-Pastoral do Dízimo e a c- Iniciação À Vida Cristã.
Ficou claro que estamos em uma Igreja em mudança de Época, ou seja, estamos não numa época de mudanças, mas numa mudança de Época.A recompença dos aspéctos giram em torno do papel que se atribui ao sujeito individual.Emerge portanto um mundo construído sobre o domínio do Eu e do imediato, com grande pluralidade de ofertas culturais, morais e religiosas. Na lógica do Meu, do Eu, onde está a Igreja de Cristo?. Esta mudança nunca é demais refletir, pois atinge em cheio o Cristianismo e, mede, o Catolicismo.Este Ethos(jeito de viver) na individualidade absoluta e fechada é uma das principais marcas da Base Cultural, que vem emergindo nas últimas décadas( não estamos conseguindo dialogar).Diante deste contexto da Igreja tem que ter fundamento, encontro do sujeito individual , pois nossa Fé está fundamentada em um Deus Amor. Se a Igreja não contribui manifestar um jeito de Alteridade, terá falhado em sua missão de ser Sal, Fermento e Luz. Se não assumirmos esta responsabilidade, não só estaremos incorrendo no conhecido pecado da omissão, como também estaremos declarado para a história, que nossa Fé não é capaz nem mesmo de dar sentido à própria existência de Cristãos Católicos. Quem tem uma causa transborda esta mesma causa, para que os outros a ela venham se juntar.
Como nós somos Arquidiocese de Pelotas, todos devemos ter as mesmas Ações, que são resolvidas nesta Assembléia, ou seja, Ações Comuns para tudo aquilo que é urgente. E ficou resolvido :
1> Animação Bíblica da Pastoral:
a-Consolidar e ampliar os Grupos Bíblicos, para a Leitura Orante Permanente. Para que possamos responder as Diretrizes Gerais da ação evangelizadora, encontrar o Verbo Divino, aprender a fazer fazendo, assumindo definitivamente a Centralidade da Palavra de Deus, nosso Agir e nosso Ser.
b-Promover a Formação Bíblica em toda a Arquidiocese, para que possamos junto com Maria , aprender a gerar a Palavra de Deus a caminho da Missão. Este encontro com a Palavra nos conduz ao: Caminho, Verdade e a Vida. Este trabalho deve ser feito com os Coordenadores de Grupos para que tenham um Caminho Seguro, uma Verdade Plena e uma Vida Certa.
2>Pastoral do Dízimo:
a.-Contrução do projeto Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo.Para se ter uma consciência verdadeira e um Dízimo correto. Promovendo vida plena para todos, a missionariedade e a Evangelização criando Comunidade de Comunidades vivenciando e celebrando a Partilha.
3>Iniciação À Vida Cristã:
a.-Impulcionar o Processo Catequético com Inspiração Catecumenal. Promovendo o encontro com Jesus Cristo, favorecendo que a pessoa se torne verdadeiramente Cristã. Madura na Fé, na Esperança e na Solidariedade. Envolvendo e comprometendo a Comunidade Eclecial, no processo da Educação da Fé.
b.-Promover o serviço À Vida Plena para todos À Partir do reencantamento do humano revelado em Jesus Cristo. Isso deve ser feito para que a Igreja seja Escola de compaixão mestra de solidariedade e assim resplandeça para o mundo o rosto Misericordioso de Deus.E também articulando as ações sociais na rede de solidariedade à partir da reconstrução de Cáritas Arquidiocesana e reflexão sobre a prática do Sacramento do Batismo, na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã.Fé, Esperança e Caridade...
" Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber e fazê-lo conhecido com nossa Palavra e obras é nossa alegria!..." Por isso vamos ao Trabalho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário